Layout do blog

Como funcionam as Pontuações nos Vinhos

G&O Boutique Gourmet

Por quê existem e para quê servem?

Da mesma forma que existem competições distintas no mundo esportivo, no mercado dos vinhos não é diferente. Existem sistemas de avaliação variados, com critérios diversos de pontuação, que levam em conta aspectos como terroir, influências climáticas, tipicidade da região, composição das uvas, tipo e tempo de amadurecimento do vinho, entre outros.


Ou seja, é possível que um mesmo rótulo de vinho receba pontuações diferentes a cada safra e isso influencia bastante até mesmo no preço final daquele exemplar. 


Entre os mais conhecidos, está o sistema de 100 pontos, desenvolvido pelo renomado crítico Robert Parker, referência quando o assunto é inovação na área. Os vinhos julgados por esse sistema começam a ser classificados com nota 50. 


A partir de então, a avaliação leva em consideração características visuais, olfativa e gustativa, além do potencial de envelhecimento do vinho e o nível geral de qualidade. A cada critério, os avaliadores creditam pontos ao rótulo. 


No sistema Robert Parker, os vinhos pontuados se dividem em seis categorias:

  • Excepcionais: 96 a 100
  • Excelentes: 90 a 95
  • Muito bons: 80 a 89
  • Médios: 70 a 79
  • Abaixo da média: 60 a 69
  • Inferiores e inaceitáveis: 50 a 59

Vale ressaltar que todos os vinhos pontuados são relevantes, pois apresentam qualidade acima da média geral. Isso inclui os vinhos com pontuação inferior a 90, porque ainda podem revelar grandes surpresas aos enófilos. 



QUER SABER MAIS SOBRE VINHOS? CLIQUE AQUI
COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES SOCIAIS

Blog Mundo Gourmet G&O

Por Giana Zoanni 19 de outubro de 2024
O Rótulo que conta uma história
Por Giana Zoanni 11 de agosto de 2024
This is a subtitle for your new post
Por Giana Zoanni 25 de setembro de 2023
o que realmente diferencia um produto gourmet de um produto comum?
Veja Mais Posts
Share by: