Da mesma forma que existem competições distintas no mundo esportivo, no mercado dos vinhos não é diferente. Existem sistemas de avaliação variados, com critérios diversos de pontuação, que levam em conta aspectos como terroir, influências climáticas, tipicidade da região, composição das uvas, tipo e tempo de amadurecimento do vinho, entre outros.
Ou seja, é possível que um mesmo rótulo de vinho receba pontuações diferentes a cada safra e isso influencia bastante até mesmo no preço final daquele exemplar.
Entre os mais conhecidos, está o sistema de 100 pontos, desenvolvido pelo renomado crítico Robert Parker, referência quando o assunto é inovação na área. Os vinhos julgados por esse sistema começam a ser classificados com nota 50.
A partir de então, a avaliação leva em consideração características visuais, olfativa e gustativa, além do potencial de envelhecimento do vinho e o nível geral de qualidade. A cada critério, os avaliadores creditam pontos ao rótulo.
No sistema Robert Parker, os vinhos pontuados se dividem em seis categorias:
Vale ressaltar que todos os vinhos pontuados são relevantes, pois apresentam qualidade acima da média geral. Isso inclui os vinhos com pontuação inferior a 90, porque ainda podem revelar grandes surpresas aos enófilos.
Todos os direitos reservados | G&O Lager and Others | Inscrição CNPJ 49.237.581/0001-79
Um Empreendimento da G&O Group - Site desenvolvido por Assessorando Você