1º passo: Se possível use um saca-rolhas de duas fases.
2º passo: Use a faca acoplada ao saca-rolhas (ou outra faca qualquer) para retirar a cápsula do vinho. Rode a faca ao redor da base da boca da garrafa e tire a parte de cima da cápsula.
Retire a cápsula com uma faca
3º passo: Passe um pano sobre a rolha, para tirar qualquer poeira ou sedimentos. Posicione a ponta da rosca no meio da rolha.
4º passo: Vá rosqueando o saca-rolhas até que toda a parte torcida esteja dentro da rolha.
ATENÇÃO: Quanto mais dentro da rolha estiver o saca-rolhas, melhor, pois evita que a rolha se quebre. Porém, evite "furar" a rolha para que sedimentos não caiam dentro do vinho. O nível de segurança em geral é até um pouco antes da última curva da rosca sem fim.
5º passo: Apóie o primeiro nível do saca-rolhas na borda do gargalo da garrafa.
Tome cuidado para que a rolha não quebre
6º passo: Com um a mão segure o apoio do saca-rolhas e com a outra faça força lentamente para cima até que a rolha comece a sair da garrafa. Levante a rolha até que seja possível apoiar o segundo nível no gargalo da garrafa.
8ºpasso: Assim, segure o apoio e faça força com maior cuidado para que o restante da rolha saia.
9º passo: Para ajudar a servir sem respingar, use um corta-gotas. Coloque-o na boca da garrafa para evitar que as gotas escorram.
Um corta-gotas ajudará a servir o vinho sem respingar
10º passo: Sirva-se!
Rolha quebrada? O que eu faço?
Em vinhos muito antigos ou então em alguns cujas rolhas estão muito secas (guardar vinhos deitados deixa-as sempre úmidas e menos suscetíveis a quebrar), pode acontecer de elas quebrarem quando você for retirá-las. Se isso acontecer, fique calmo. Tente recolocar o saca-rolhas inclinando, com delicadeza na parte que sobrou (tente fazer um ângulo de mais ou menos 45º entre o gargalo e a rolha, com o saca-rolhas) e puxe-a devagar para fora. Se isso não der resultado, empurre a parte quebrada para dentro da garrafa. Há algumas pinças feitas especificamente para "caçar" a rolha perdida. Se tiver uma, use-a. Se não, uma alternativa é "coar" o vinho para dentro de um decanter ou para outra garrafa esterilizada. Um filtro de café pode ajudar nisso.
Fonte: Blog UOL