Até parece uma combinação estranha. certo?! Ao estarmos acostumados combinar vinho e queijo ou petiscos e comidas salgadas, pensar em combinar vinho com coisas doces, parece que não dá certo, mas dá sim, e muito!!
O segredo mágico para conseguir a melhor harmonização entre diferentes tipos de vinhos e chocolates é sempre buscar o equilíbrio de sabores. A regra é que o vinho pode ser mais doce que o chocolate, mas não o contrário.
Por isso, chocolates mais adocicados devem ser combinados com vinhos mais doces e suaves, e chocolates mais amargos devem buscar vinhos que equilibrem com um sabor mais encorpado.
Portanto:
Chocolates Brancos: A sugestão de harmonização são vinhos Brancos suaves e adocicados no paladar.
Chocolates ao Leite: Ideal é degustar com vinhos jovens, levemente citricos o paladar, tais como Pinot Noir, ou corpo médio, como Merlot ou Carmenère.
Chocolates Meio Amargo:
Você pode escolher tanto um vinho do Porto, como um Merlot, Malbec ou um Cabernet Sauvignon.
Enquanto o Malbec e o Merlot vão cair melhor com chocolates de até 60% cacau, o vinho do Porto harmoniza melhor com chocolates menos amargos. Já o Cabernet Sauvignon vai ficar mais especial se harmonizado com um chocolate acima de 60%.
Chocolates Amargos: Para conseguir uma harmonização sensacional com chocolates amargos, não tem um grande segredo. Um bom Cabernet Sauvignon ou um vinho do Porto mais encorpado vão dar conta do recado!
Gostou? Então confira as Harmonizações que prepararamos nesta Páscoa em nossas Cestas de Presente que estão maravilhosas!
Todos os direitos reservados | G&O Lager and Others | Inscrição CNPJ 49.237.581/0001-79
Um Empreendimento da G&O Group - Site desenvolvido por Assessorando Você