Para quem está começando a conhecer as cervejas artesanais, seja as brasileiras ou as importadas que estão disponíveis nos mercados e lojas especializadas, existem algumas técnicas para aprimorar cada vez mais o paladar e obter um melhor aproveitamento sensorial da cerveja.
Falamos então da experiência com a degustação horizontal e a degustação vertical.
Na degustação horizontal você pode beber uma cerveja com o mesmo estilo, por exemplo, uma IPA. Porém, essa cerveja deve ser de cervejarias diferentes. Ou ainda, escolher uma cerveja com alguma característica semelhante. O uso de uma especiaria, digamos pimenta. Você escolhe algumas cervejas com esse ingrediente e prova elas para perceber as diferenças.
A degustação vertical, já é um exercício um pouco mais árduo, e que exige paciência. Uma mesma cerveja com lotes diferentes. Cervejas mais alcoólicas são as recomendadas para essa experiência. Consiste em beber uma Imperial Stout que foi fabricada em 2016, outra em 2017, e outra em 2018. Percebendo assim, as diferenças de carbonatação, espuma, e os diferentes aromas que cada cerveja traz. Mesmo que sejam da mesma cervejaria e também o mesmo estilo.